Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
 Leach, 1820
Espécie: P. lherminieri

Nome Científico

Puffinus lherminieri
Lesson, 1839

Nome em Inglês

Audubon's Shearwater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pardela-de-asa-larga

A pardela-de-asa-larga é uma ave procellariiforme da família Procellariidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: de puffinus, puffin = baseado em “Puffin da Ilha de Man” de Willughby (1676), Puffin era o nome de uma iguaria gordurosa no século 18; e de lherminieri = homenagem ao militar francês, naturalista e químico Félix Louis l'Herminier-(1779-1833). ⇒ Puffinus de l'Herminier.

Características

Mede de 27 a 33 centímetros de comprimento e pesa entre 150 e 230 gramas; envergadura entre 64 e 74 centímetros. Espécie pelágica pantropical. Têm as partes superiores escuras e as inferiores brancas, inclusive a face inferior interna das asas, bem como um área branca ao redor dos olhos. Íris escura; bico cinza-escuro com a ponta preta. Possui a cauda e bico longos (para uma pardela) e pés rosados.

Nome Científico

Apresenta 2 subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de peixes, lulas e crustáceos.

Reprodução

Consta que se reproduz no Atlântico e nas ilhas caribenhas e no Brasil aparentemente se reproduz em pequeno número no arquipélago de Itatiaia, ao largo da costa do Espírito Santo e Fernando de Noronha. Nidifica em colônias pondo apenas 1 ovo. As aves nidificam em fendas nas rochas. A incubação é feita pelo casal e tem um período de 49 a 51 dias. Os filhotes deixam o ninho com 62 a 75 dias.Os filhotes às vezes são encontrados bem expostos.

Hábitos

Ave pelágica pantropical.

Distribuição Geográfica

Amplamente encontrado nos oceanos tropicais. No Brasil nidifica em pequeno número no arquipélago de Itatiaia, na costa do Espírito Santo e em Fernando de Noronha.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos